quinta-feira, setembro 04, 2003

VIOLÊNCIA SOBRE CRIANÇAS

Os pais amam os filhos. Os avós adoram os netos.
Quem não gosta de crianças ?
As crianças podem ser muito traquinas, birrentas ou amorosas, mas são sempre fonte da vida, que nelas renasce em cada geração. Exigem por isso todo o carinho, sendo condenável qualquer forma de violência exercida sobre elas. Ainda está ainda na nossa memória a palmatória dos cinco olhinhos ou a vara comprida que alguns professores utilizavam e que hoje causam repulsa generalizada.
Sabe-se que muita da violência que existe no mundo tem a sua origem em traumas de infância, designadamente de abusos físicos sofridos no ambiente familiar, na escola, no convívio com outras crianças e depois no contacto com adultos.
As crianças aprendem com a vida, seguem o exemplo dos mais velhos e têm tendência para repetir as palavras, os gestos e os actos que presenciam, formando a sua personalidade com a vivência diária.
........
Para além da tristeza e da repulsa que todos sentimos quando se trata de actos bárbaros como o da pedofilia, há que assumir uma vontade colectiva de censurar e condenar toda e qualquer forma de agressividade contra crianças, mesmo quando parece inofensiva ou motivada por propósitos educativos.


Sem comentários: