segunda-feira, setembro 01, 2003

CONVEM RECORDAR

No século XX a primeira grande tragédia da Humanidade foi causada pelo nazismo, ambicioso projecto político de dominação totalitária, fundado e liderado por ditadores brutais e sanguinários.
Todos temos ainda presentes os milhões de mortos e as horríveis torturas que alguns seres humanos sofreram.
Convém recordar que foram duas das mais antigas democracias do Ocidente que generosamente sacrificaram os seus povos e muitos dos seus filhos na luta contra essas forças aparentemente invencíveis.
Refiro-me obviamente à Inglaterra e aos Estados Unidos.
Nasceu depois o comunismo que, sob uma falsa doutrina de solidariedade humana, mais não fez do que impor-se pelo terror, causando milhões de mortos e empobrecendo aqueles que aderiram ao sistema ou com ele se conformaram.
Convém lembrar que foram de novo a Inglaterra e os Estados Unidos a conduzir a luta contra essa ditadura, ela também aparentemente irreversível.
No início do século XXI, cresce, à escala planetária, um terceiro movimento de dominação sobre todos os homens, inspirado num fundamentalismo religioso que utiliza abertamente o terrorismo organizado para eliminar aqueles que se lhe opõem e aterrorizar todos os outros.
Mais uma vez são a Inglaterra e os Estados Unidos, duas das mais antigas democracias do Ocidente, a mobilizar esforços para o combate, sob a incompreensão de muitos.
.........
Acusar estes dois países é ser ingrato.
A eles se deve o vivermos hoje em liberdade e democracia, que é, apesar de tudo, a melhor herança que poderemos deixar às futuras gerações.

Sem comentários: